terça-feira, 15 de maio de 2007

A formação das articulações e da cartilagem no embrião

Assim com os demais tecidos conjuntivos, as articulações e cartilagens derivam do mesênquima.

Articulações e cartilagens: A formação da cartilagem tem início pela condensação do mesênquima, que passa a ser um tecido pobre em matriz extracelular. Ocorre porém, com o tempo, o acúmulo gradativo de substâncias formando a matriz cartilaginosa. As células se afastam, retraem seus prolongamentos e transformam-se em condrócitos.



Em A corte transversal de um embrião de 4 semanas. B corte frontal mostrando a condensação dos células do esclerótomo. C corte transversal de um embrião com 5 semanas mostrando a formação de um vértebra mesenquimatosa ao redor do tubo neural. D corte frontal mostrando q ae vértebras são formadas por uma porção cefálica e outra caudal.

Os ossos e articulações são formados a partir de cartilagens (ossificação endocondral) ou de uma membrana conjuntiva (ossificação intramembranosa), no entanto esse processo é abordado do capítulo de Tecido Ósseo da página de Histologia Geral. As vértebras têm origem a partir do esclerótomo. As células da porção cranial do esclerótomo dispõem-se de maneira frouxa e as porção caudal proliferam. A metade cranial de um esclerótomo se funde a metade caudal do esclerótomo a frente, originando assim o corpo vertebral.



Estágios do desenvolvimento das vértebras. Em A vértebra com 5 semanas. B com 6 semanas. C mostra os centros de ossificação primária com 7 semanas. D vértebra torácica ao nascimento. E e F vértebras torácicas na puberdade mostrando os centros de ossificação secundários.

As costelas originam-se de expansões ventrolaterais dos esclerótomos. O esterno forma-se a partir de duas barras cartilaginosas que se unem na linha média ventral. Simultaneamente as extremidades ventrais dos 7 primeiros pares de costelas juntam-se ao esterno em formação. As vértebras, costelas e esterno têm ossificação endocondral.
Os membros inferiores e superiores também tem ossificação endocondral. Por volta da 7ª semana surgem peças cartilaginosas cujas formas se assemelham aos ossos a que darão origem. Na 8ª semana começa então o processo de ossificação. A clavícula é uma exceção, pois sua ossificação é intramembranosa. O osso da pélvis tem três centros de ossificação que correspondem aos três ossos pélvicos que se fundem futuramente.



Os ossos e articulações do crânio são originados de ossificação tanto intramembranosa quanto endocondral a partir do mesênquima presente na região cefálica do embrião e nos arcos braquiais.

Nenhum comentário: